Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

Visita do Papa à comunidade de Varginha

A programação do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 inclui uma visita à comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos. No local, o Pontífice fará uma oração na Capela de São Jerônimo Emiliani onde também abençoará o novo altar. Ele também conversará com lideranças da comunidade e moradores. A visita está prevista para o dia 25 de julho às 11h.

De acordo com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a comunidade de Manguinhos já foi visitada por Madre Teresa de Calcutá na década de 1970. Para o pároco local, Padre Márcio Queiroz, é uma alegria e uma responsabilidade a escolha da comunidade para acolher o Santo Padre.

“Uma alegria e uma responsabilidade de mostrar o quanto a Igreja continua viva e trabalhando silenciosa nas comunidades para que possamos cumprir a missão que o Senhor nos confiou”, explicou. Além da visita à comunidade, o Papa Francisco irá inaugurar uma ala para dependentes químicos no hospital São Francisco.

O processo de escolha da comunidade foi complexo. Dom Orani explicou que a pastoral das favelas da Arquidiocese apresentou uma listagem com mais de 750 comunidades. Em seguida, o Comitê Organizador Local, o Governo e o Vaticano buscaram um lugar já pacificado, que ainda não estivesse em evidência e nem tivesse sido visitado anteriormente por João Paulo II. (SP)

Por Rádio Vaticano

Print This Post