Todos os bispos e padres vieram publicamente, consagrar a China à Virgem.

Nuestra+Señora+Emperatriz+de+la+China+0912 de junho − Festa do Sagrado Coração de Jesus − Maria proclamada Rainha da China em Zikawei (Shanghai), em 1924

O Santuário de Maria Auxiliadora dos Cristãos de Zo-sé (Vicariato Apostólico de Nanquim, Shanghai) é de importância nacional, no coração da China Católica.

Em 1844, um missionário, ao notar um templo de Buda em ruínas, cogitou colocar, no local, um santuário em honra a Maria. Seu sonho se tornou realidade em 1867, e logo, assim que foi possível, os cristãos passaram a frequentá-lo, em peregrinação.

Foi neste santuário que, em 1924, o Delegado Apostólico na China veio consagrar publicamente a China à Virgem Santíssima, junto com todos os bispos e padres.

Após a vitória militar de Mao-Tse-tung, o santuário foi profanado e permaneceu fechado durante vinte anos. Mas a coragem de mais de trinta mil peregrinos desbloqueou a negativa situação.

Em 1978, entre 15 e 17 de Março, os peregrinos entraram no interior do santuário em ruínas e lá colocaram uma pequena estátua da Virgem Maria. As autoridades não puderam intervir porque a ação ocorreu de forma pacífica. Assim, reaberto ao culto, o santuário foi confiada aos sacerdotes da Igreja nacional, então, separada de Roma e que, em 1990. Eles trouxeram para o Templo, uma estátua de Maria Auxiliadora, trazida de Turim.

Fonte: Attilio GALLI – Em Madre della Chiesa dei Cinque continenti (Mãe da Igreja nos Cinco Continentes), Ed. Segno, Udine, 1997, p. 395-418.