Destaques, Notícias Gerais › 05/06/2013

Semana Missionária terá apresentação cultural

Em 20 de julho, no encerramento da Semana Missionária da JMJ na Arquidiocese de São Paulo, jovens de grupos vinculados a paróquias, movimentos e novas comunidades farão uma apresentação cultural, antes da missa de envio dos peregrinos para a JMJ Rio-2013, na praça Heróis da FEB, zona norte de São Paulo.

Para partilhar as primeiras ideias sobre a apresentação, os grupos se reuniram na quarta-feira, 29 de maio, no Colégio de São Bento, ao lado do mosteiro, com representantes do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese, responsável pela atividade, e o coordenador da apresentação, frei José Carlos de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque, da Região Belém, que tem formação em comunicação e artes do corpo pela PUC-SP.

Inicialmente, a proposta é que o espetáculo seja feito em teatro de arena (palco não convencional) e com focos de cena, tornando o público também participante da apresentação.

“Vamos unir as três áreas da arte do corpo, que são a dança, a música-performance e o teatro. Vamos tentar recontar a história de São Paulo do ponto de vista da cultura e da primeira evangelização, com a chegada de Anchieta, além da imigração, que são os dois focos centrais que foram acolhidos pelo grupo”, explicou frei José Carlos ao O SÃO PAULO.

A meta da apresentação, segundo ele, é fazer um grande painel de como a cidade sempre foi aberta à acolhida das pessoas e de como os diferentes povos que chegaram constituíram a mistura de raças, culturas e etnias.

Nas próximas reuniões, os grupos apresentarão sugestões de cenas e de performances de dança, mas já há indicativos de que a figura do Apóstolo São Paulo será um dos elementos principais da apresentação, assim como a interpretação da música ‘Trem das Onze’ (1961), de Adoniran Barbosa, em ritmo de samba de gafieira. Também há a proposta de ressaltar as manifestações culturais atuais da juventude na cidade.

A apresentação gera expectativa entre os participantes, como Juan Santos, do grupo de dança de rua The Flyers, da Paróquia São Luis Maria Grignon de Montfort, da Brasilândia. “Nosso grupo já tem algumas coisas planejadas, pois fizemos apresentações antes, e logo vamos nos reunir e começar a ensaiar a tempo de trazer para o pessoal aprender também”, disse à reportagem.

Os artistas ou grupos que quiserem participar da apresentação devem se cadastrar pelo e-mail imprensa@arquidiocesedesaopaulo.org.br. “Quanto mais envolvermos os jovens das comunidades, mais vamos traduzir o espírito da jornada mundial que é essa grande troca intercultural”, destacou o frei.

Os ensaios acontecem todos os sábados, às 18h, na quadra do Colégio de São Bento (ao lado do mosteiro e próximo ao metrô São Bento) e serão intensificados em julho.

Por Arquidiocese de São Paulo, com jornal O SÃO PAULO