Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

Os templários

os_templarios_pqA história registra que a ordem dos cavaleiros templários foi fundada em 1118 tendo como missão principal guardar as rotas e estradas que levassem os romeiros a Jerusalém com a finalidade única de protegê-los.

Entretanto, a autonomia legal da ordem só foi decidida, favoravelmente, em 1128 quando, no Concílio de Troyes em Champagne, França, os cavaleiros templários foram reconhecidos por Bernardo de Claraval que ao aprovar a regra dos cavaleiros templários, impôs a aplicação da obediência total ao papa e a Deus.

A sobrevivência dos Templários foi garantida em 1139 através da ordem omne datum optimum quando reis, príncipes e nobres iniciaram a doação de terras e castelos no intuito de garantir a assistência financeira por toda Europa convertida ao cristianismo. Todos os seus membros deveriam apresentar votos de castidade, pobreza e dedicação total. A vida monástica era disciplinada e de rotina rígida, sendo a vida dos cavaleiros fundamentada nos princípios Cistercienses. Vestiam-se com um hábito branco, simbolizando a pureza ou marrom para os irmãos inferiores. Deveriam usar uma cruz vermelha no lado esquerdo do peito e amarrar uma corda na cintura para lembrarem-se de seus votos de castidade.

No século XIII a Ordem dos Templários chegou a possuir cerca de 870 castelos e casas secundárias por todas as terras cristãs.  Desenvolveram a primeira nota promissória e assim, não carregavam grandes quantias pois o dinheiro era depositado em uma preceptoria e sacado em outra, evitando perdas em assaltos comuns pelas estradas na época. Foram eles que construíram as primeiras catedrais góticas e, com seu conhecimento de geometria e simbolismo sacro, foram os responsáveis pelas maravilhosas catedrais que ainda hoje encantam os peregrinos.  Deles nos recordamos toda a vez que visitamos as igrejas redondas dos Templários baseadas na geometria octogonal.

Hoje temos conhecimento, através das escavações de 1867 no Templo de Salomão, as descobertas de uma espora e uma flecha, bem como parte de uma Cruz Templária e de uma espada. Há evidência de um rolo de cobre descoberto em Qumran, parte de um dos pergaminhos do Mar Morto que lista os lugares onde estariam enterrados os tesouros do Templo de Salomão.

Um ano antes do início do processo judicial contra os cavaleiros templários o rei Felipe de França, desejou entrar na Ordem, mas foi recusado porque devia uma grande quantia em dinheiro. A recusa dos Templários fez o rei perseguir a Ordem. Assim, numa sexta-feira 13 de outubro de 1307 o grão-mestre Jacques Demolay e sessenta outros cavaleiros foram capturados e aprisionados em Paris. Foram torturados por vários anos e muitos acreditam ser esta a sina de sexta feira 13 ser considerada uma data de má sorte.  Na verdade, pouco se sabe sobre os cavaleiros fundadores face a carência de documentação histórica.

Ubirajara de Carvalho – Membro do Apostolado da Oração – MESC

Print This Post