O milagre da escada

Em 1889 na cidade de Santa Fé, estado de Novo México, Estados Unidos, terra colonizada pelos espanhóis, existe uma capela erguida pelas irmãs de Loreto, cujo mistério perdura por 130 anos e atrai cerca de 250 mil visitantes por ano. Trata-se de uma pequena capela reformada pelas irmãs em 1878 e cujo mezanino do coral ficou isolado sem que houvesse acesso.  Capela pequena não dava espaço para a construção de uma escada. As irmãs responsáveis pela reforma, convidaram vários marceneiros e construtores e não encontraram quem tivesse interesse em solucionar o problema. Colocaram inclusive anúncio no jornal local sem resultado.

Decidiram então fazer uma novena a São José pedindo que fosse possível uma solução. No último dia da novena um humilde carpinteiro montado a cavalo trazia uma caixa de ferramentas e bateu na porta da Igreja pedindo emprego. Disse ser capaz de construir a escada e fazia apenas uma exigência: trabalharia sozinho e não desejava ser perturbado.  As irmãs só deveriam retornar quando a escada estivesse pronta.  Desejando acreditar na novena, continuaram em oração.

O trabalho levou seis meses, ocasião em que as irmãs ouviam apenas o ruído da serra e do martelo. Terminado o serviço o carpinteiro foi embora sem se despedir e cobrar pelo serviço realizado. As irmãs procuraram pelo operário na cidade e não o encontram mais. A escada não tem suporte central e construída com duas voltas completas de 360º em espiral, sem coluna de sustentação. A madeira empregada é desconhecida na região e o mais estranho é que foi montada com pinos de madeira sem utilização de pregos e cola. As peças que sustentam o corrimão são todas elas torneadas, sem que houvesse usinagem dos componentes no local.  Em nenhum momento houve suprimento de madeira para a Igreja. Ela foi construída sem ajuda de ninguém e considerada um prodígio de carpintaria. Quem a visita se surpreende, pois, a escada não tem suporte central.

Ela desafia todos aqueles que visitam pela sua beleza; não se sabe até hoje quem a construiu; o tipo de madeira empregada na sua construção é desconhecida na região.  Durante 6 meses nenhum fornecimento de madeira foi visto no local. A escada tem 33 degraus, ou seja, a idade de Cristo.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (Membro do Apostolado da Oração)