Leitura Orante da Bíblia

Balança(Eclesiastico 2,1-6):

1Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação;

2humilha teu coração e espera com paciência, dá ouvidos a acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade,

3sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça.

4Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência.

5Pois é pelo fogo qe se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradaveis a Deus, pelo caminho da humilhação.

6Põe tua confiança em Deus e Ele te salvará; Orienta bem o teu caminho e espera nele. Conserva o temor a Ele até na velhice.

Analisando o Texto Sagrado

1 Se voce decidir procurar Deus e ingressar em uma Igreja faça tudo que lhe for ensinado com determinação, usufruindo de todos os sacramentos recomendados, praticando a justiça segundo os ensinamentos de Jesus e com extremo respeito a Deus. Da mesma forma,  prepara o teu coração para a provação,  pois Deus gosta de castigar os que o amam como forma de corrigir seus pecados.

2 Humilha teu coração,  já que somos todos orgulhosos e vaidosos, muitos chegados mesmo até a soberba e renegando Cristo. Impacientes e desejando passar à frente de todos  em qualquer lugar: banco, mercado, consultório, aguardando transporte e o famoso “sabe com quem está falando?” Esperar com paciência é aguardar com a convicção que seremos atendidos na nossa vez, com paciência e resignação. Portanto, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria  significa conhecer o conteúdo da Bíblia, sabendo acolher o que ela contém. Não se preocupe nunca com o tempo do sofrimento, pois o tempo de Deus é diferente do nosso; lembrando que  a vitória virá, pois atrás das nuvens sempre existirá o sol.

3 Saber sofrer as demoras de Deus é demonstrar o respeito ao tempo de decisão dele, sem lamúrias e murmúrios porque acima de tudo Ele pede paciência. Saber aguardar o derradeiro momento da graça é acima de tudo uma virtude e ela é agradavel a Deus que sabe de tudo e vê.  Lembrem-se da vida de São Francisco Xavier e o que ele sofreu em vida e recordem do sofrimento dos mártires que carregaram a cruz e souberam suportar com coragem as dificuldades.

4 Aceitar tudo o que acontecer, sendo firme na dor com paciência e sem reclamação, pois a reclamação é um insulto a Deus por representar, no íntimo, a dúvida.

5 Não esquecer que entre os metais mais nobres encontramos o ouro e a prata que a partir do minério,  necessita ser triturado, separado e purificados pelo fogo antes de ser reduzidos a metal puro de maior valor. O mesmo acontece conosco que plenos de pecados e defeitos, necessitamos ter os erros cometidos extripados de nossa vida para restar apenas as virtudes.  Se ainda existir dúvidas voltem os olhos para o presente e veja o que acontece com os adoradores do bezeiro de ouro e o que estão passando no momento.

6 Mantenham a confiança em Deus e tenham fé porque Ele te salvará atendendo a tua súplica,  desde que aceites os seus ensinamentos  e saiba esperar.  Haja desta maneira até o fim  de seus dias.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (MESC e Membro do Apostolado da Oração).