Falar um pouco…

Aos quinze anos de idade, dois jovens, durante uma conversa, resolveram começar a preparação para a Crisma. Um disse ao outro: “vamos a Paróquia São Francisco Xavier, ver como é a Crisma lá”. E, assim fizeram. Inscreveram-se, realizaram toda a preparação necessária, mas um deles foi tocado profundamente por Cristo. Até então, ele nem sequer sonhava ter uma vida dedicada a Deus. Contentava-se com a vida que levava.

Mas, o fervor e o amor deste jovem pelas coisas do alto, não passaram despercebidos aos olhos do Senhor. Durante a Iniciação Cristã, descobriu sua vocação religiosa e decidiu apresentar à família, que, no primeiro instante, ficou resistente, pois o jovem era filho único. Mas Deus, sem dúvida, soube agir com firmeza no coração dos pais que aceitaram a vontade do jovem Fernando Henrique.

Levado pelo pai José Fernando, à presença do pároco Padre José Li, conversaram e o jovem foi instruído sobre a vida sacerdotal, o seminário e todas as coisas que rodeiam a vida de um sacerdote, passando a integrar-se na comunidade, como coroinha.

No ano de 2010, frequentou o GVA (Grupo Vocacional Arquidiocesano) e depois de um ano de discernimento, ingressou no Seminário Propedêutico, que é o primeiro passo de um seminarista rumo ao sacerdócio.

Em seu coração reinava a busca de sabedoria, fé, inocência, piedade, humildade e a sede de sacrifícios. Após quatro anos de ter ingressado no Seminário São José, foi premiado com bolsa de estudos para o Seminário de Pamplona (Espanha), para cursar a Faculdade de Teologia. Eram somente duas vagas e, para a alegria de todos, uma delas foi preenchida pelo seminarista que já se despontava pela sua obediência, retidão e conduta perante a Deus. Deixou família, amigos e seguiu para a Espanha na ânsia de aprendizado e conhecimentos.

A OVS (Obras das Vocações Sacerdotais) acompanhou seus quatro anos de estudos, zelo, amor, dedicação pelas obras divinas. Seu deslocamento para conhecimentos sagrados, mostravam a fome e sede à sabedoria de Deus. Os anos de estudo no Seminário de Pamplona, caminharam na mais satisfatória ordem, e Fernando teve autorização de nosso Cardeal Dom Orani, para se ordenar Diácono na Espanha. Seu esforço, foi coroado de glórias e dona Raimunda e seu José Fernando, tiveram a oportunidade de ver de perto a última etapa a ser alcançada antes do sacerdócio.

Em julho, a comunidade de São Francisco Xavier, recebeu, o então seminarista Fernando Henrique, já Diácono transitório. Muito bem acolhido, pelo nosso pároco, Padre José Li, e por todos os padres que auxiliam a comunidade. Permaneceu em missão na Paróquia, participando ativamente dos trabalhos de pastorais, reuniões, atividades religiosas, batizados, casamentos, enfim, todos os trabalhos que a Paróquia pode oferecer. Encantou a todos com sua maneira de ser, atender e acolher os paroquianos. Hoje, chegou ao último degrau da vida do jovem que aos dezesseis anos ouviu o chamado de Deus e o acolheu com carinho e amor.

Padre Fernando Henrique, o primeiro padre oriundo da Paróquia São Francisco Xavier, agradecemos seu Sim à Deus, e sabemos que a ordenação sacerdotal marca o fim de uma caminhada de formação e dá início a uma caminhada ainda maior, de renúncia a si mesmo, e entrega total a Deus. Cremos na alegria em ter as mãos ungidas, para que possam transformar o pão e o vinho em corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, tornando o alimento de nossa alma. Hoje, Pe. Fernando Henrique realizou esse ato pela primeira vez em sua vida, demonstrando o mesmo amor, carinho, zelo e dedicação que teve em sua caminhada para as coisas divinas.

O nosso pároco e a comunidade se sentem orgulhosos de entregar ao mundo um sacerdote zeloso e dedicado. Que o Espírito Santo o ilumine cada vez mais na sua missão e Deus sempre abençoe seus atos e passos. Que nesta alma simples, dócil e humilde, as graças aumentem cada vez mais. As dificuldades encontradas não o desanimem, mas sejam forças para lutar, confiando sempre que Deus está ao seu lado olhando por você.

Esta é a primeira Missa de muitas outras. Tenha em todas, a mesma alegria da primeira, olhando o crucifixo e lembrando que Cristo quer que o honre por inteiro. Parabéns, Padre Fernando Henrique Cardoso da Silva! Receba o carinho da OVS e Comunidade da Paróquia São Francisco Xavier.

Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2019

Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) – Paróquia São Francisco Xavier