Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br
Destaques, Notícias Gerais › 27/07/2013

Encenação da via-sacra leva milhares à praia de Copacabana.

26jul2013---jovens-participam-de-encenacao-da-via-sacra-em-palco-de-copacabana-durante-mais-um-evento-da-jornada-mundial-da-juventude-1374883339519_1920x1080Queridos jovens,

Viemos hoje acompanhar Jesus no seu caminho de dor e de amor, o caminho da Cruz, que é um dos momentos fortes da Jornada Mundial da Juventude. No final do Ano Santo da Redenção, o Bem-aventurado João Paulo II quis confiar a Cruz a vocês, jovem, dizendo-lhes: “Levai-a pelo mundo, como sinal do amor de Jesus pela humanidade e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção” (Palavras aos jovens [22 de abril de 1984]: Insegnamenti VII,1 (1984), 1105). A partir de então a Cruz percorreu todos os continentes e atravessou os mais variados mundos da existência humana, ficando quase que impregnada com as situações de vida de tantos jovens que a viram e carregaram. Queridos irmãos, ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida. Nesta tarde, acompanhando o Senhor, queria que ressoassem três perguntas nos seus corações: O que vocês terão deixado na Cruz, queridos jovens brasileiros, nestes dois anos em que ela atravessou seu imenso País? E o que terá deixado a Cruz de Jesus em cada um de vocês? E, finalmente, o que esta Cruz ensina para a nossa vida?

Uma antiga tradição da Igreja de Roma conta que o apóstolo Pedro saindo da cidade para escapar da perseguição de Nero, viu que Jesus caminhava em direção contrária e em seguida lhe perguntou: “Senhor, aonde vais?”. A resposta de Jesus foi: “Vou a Roma para ser crucificado de novo”. Naquele momento, Pedro compreendeu que tinha que seguir ao Senhor com valentia, até o final, e entendeu, sobretudo, que nunca estaria só em seu caminho; com ele estava sempre aquele Jesus, que o tinha amado até a morte. Olhem! Jesus com sua Cruz percorre nossas vidas e leva nossos medos, nossos problemas, nossos sofrimentos, até os mais profundos. Com a Cruz, Jesus se une ao silêncio das vítimas da violência, que já não podem gritar, se une a todos os inocentes e indefesos; com sua Cruz, Jesus se une as famílias que se encontram em dificuldades, e que choram a trágica perda dos filhos, como é o caso dos 242 jovens vitimados pelo incêndio de Santa Maria, no princípio deste ano. Rezemos por eles! Com a Cruz, Jesus se une a todas as pessoas sem acesso a um prato de comida, em um mundo que, por outro lado, se permite ao luxo de desperdiçar a cada dia toneladas de alimentos. Com a Cruz, Jesus está próximo de tantos pais e mães que sofrem a ver seus filhos vítimas dos paraísos artificiais, como a droga. Com a Cruz, Jesus está junto daqueles que são perseguidos por sua religião, seus ideais, ou simplesmente pela cor de sua pele; Na sua Cruz, Jesus está junto a tantos jovens que perderam sua confiança nas instituições políticas, devido ao egoísmo e corrupção, ou que tenham perdido sua fé na Igreja, e inclusive em Deus, devido à incoerência, não raro, de alguns cristãos ou de alguns Ministros do Evangelho. Quanto há de sofrer Jesus destas incoerências. Na Cruz de Cristo está o sofrimento, o pecado do ser humano e também o nosso pecado, Jesus acolhe a todos de braços abertos, carrega em seus ombros, nossa cruz de cada dia: Ânimo! Você não está só. Ele está contigo, Ele venceu a morte e veio nos dar esperança, e a vida (Cf. Jo 3,16).

Podemos agora responder a segunda pergunta: O que há desejado aqueles que tenham visto ou tocado à Cruz? Em que a Cruz transforma cada um de nós? Olhe, a Cruz deseja o bem e nada mais se pode dar: A certeza do amor de Deus por nós. Um amor tão grande que penetra nossos pecados e nos perdoa, entra em nosso sofrimento e nos dá força para lidar com nossas dores, entra também na morte para vencê-la e nos salvar. Na Cruz de Cristo está todo o amor de Deus, está sua imensa misericórdia. É um amor que podemos confiar, em que podemos crer. Queridos jovens, Jesus é fiel, confiemos N’Ele (cf. Lumem Fidei, 16). Porque Ele nunca falha. Só em Cristo morto e ressuscitado encontramos a Salvação e Redenção. Com Ele, o mal, o sofrimento e a morte não possuem a última Palavra, porque Ele nos dá esperança e vida: Ele transformou a Cruz, instrumento de ódio, de derrota e de morte, em um sinal de amor, vitória e triunfo de vida.

Inclusive, o primeiro nome do Brasil, foi precisamente: “Terra de Santa Cruz”. A Cruz de Cristo foi plantada em uma praia a mais de cinco séculos, sinal também da história, do coração e da vida do povo brasileiro e de muitos outros povos. A Cristo que sofre, nos sentimos próximos, unido a nós, compartilhando nosso caminho até o final. Não existe em nossa vida de cruz, pequena ou grande que seja, que o Senhor não compartilhe conosco.

Pela Cruz somos convidados a espalhar este amor e se contagiar por ele. A Cruz nos ensina a sempre olhar com misericórdia o nosso próximo, que também sofre, e que tem necessidade de ajuda, e que espera uma Palavra, um gesto. A Cruz nos anima a sairmos de nós mesmos para ir ao encontro do próximo e conhece-lo como nosso irmão. Também, muitos rostos temos visto na Via Crucis, muitos rostos acompanham Jesus no caminho do Calvário: Pilatos, o Cireneu, Maria, as mulheres… Eu pergunto hoje a vocês: Como vocês querem ser? Como Pilatos, que não teve a valentia de ir contra a corrente, para salvar a vida de Jesus, então lava as mãos? Decidam: Vocês são daqueles que lavam as mãos, se fazem por distraídos e olham para o outro lado, ou são como o Cireneu, que ajuda a Jesus a levar aquele madeiro pesado, ou como Maria e as outras mulheres que não tem medo de acompanhar Jesus até o final, com amor e ternura. Qual deles você quer ser? Como Pilatos, como o Cireneu? Como Maria? Jesus está olhando agora para você e diz: Vocês querem ajudar a levar a Cruz? Meu irmão e irmã, com toda sua força de jovem. O que você responderia?

Queridos jovens, levemos nossas alegrias, nossos sofrimentos, nossos fracassos para a Cruz de Cristo; onde encontraremos um coração aberto que nos compreende e nos perdoa, nos ama e pede para levar este mesmo amor para a nossa vida, amar o nosso irmão ou irmã, cada um com o mesmo amor.

(sexta-feira) 26 de julho de 2013

Print This Post