Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

A BÍBLIA

A Bíblia católica compreende 73 livros: 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento. É o chamado Cânon Amplo (livros Protocanônicos e Deuterocanônicos). No século II Tertuliano utilizou pela primeira vez o termo Novo Testamento para designar os livros que incorporavam uma Nova Aliança com Jesus Cristo.  Estes livros foram escritos entre 20 e 70 anos após a morte de Cristo sendo Paulo o primeiro a escrever suas duas cartas aos Tessalonicenses.  Os livros da Bíblia foram definidos no Concílio de Trento em 1546. Ela foi dividida em capítulos pelo arcebispo de Cantuária, Inglaterra em 1227 e os versículos pelo tipógrafo francês Robert Stephanus em 1551. Os idiomas originais da Bíblia foram três, a saber, o hebraico, aramaico e grego, sendo as versões básicas a Alexandrina por ter sido feita em Alexandria no Egito e cuja tradução foi realizada para leitura nas Sinagogas da diáspora (comunidades judaicas fora da Palestina) e a Setenta  que a tradição judaica afirma ter sido traduzida por 70 sábios e esteve  em uso na maioria dos livros do Antigo Testamento (Septuaginta[1]) no Ocidente até o século V,  bem como as  versões latinas.

No fim do século IV o Papa Damaso ordenou que São Jerônimo fizesse uma nova versão latina denominada Vulgata traduzida diretamente do hebraico e do grego para o latim para tornar a obra popular. Na Neo Vulgata[2] foi incorporada as descobertas mais recentes. O Papa João Paulo II aprovou a edição em 1979 como base para permitir traduções às línguas modernas.  A Bíblia, apesar de ter sido escrita a mais de 2 000 anos é um livro atual como pode ser visto no Eclo 2,1-6.   

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (Membro do Apostolado da Oração)

[1] Versão hebraica traduzida para o grego em Alexandria compreendendo os primeiros cinco livros denominados por Torá. Os outros livros foram traduzidos ao longo dos séculos seguintes.

[2] Tradução correta mantendo o referencial da Vulgata latina promulgada por João Paulo II em um único livro através da Constituição Apostólica Scripturarum Thesaurus.

Print This Post