Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

UM GARI QUE É PURO LUXO

A cidadania de quem é capaz nem todos exercem adequadamente por falta de coragem. No país mal dividido e preconceituoso, cuja memória escravocrata nos envergonha, ainda encontramos na sociedade olhos que insistem em tornar sua profissão invisível. No sofrimento da pandemia o vírus democrata ataca em todos, indistintamente, fazendo os mais afortunados sofrerem tanto quanto o menos favorecidos.

Joaquim Nabuco, advogado, político, diplomata, historiador e fundador da Academia Brasileira de Letras sofreu por não ser escravocrata. Infelizmente, ele mesmo dizia: A escravidão permanecerá por muito tempo como característica nacional do Brasil. Somos fruto da colonização europeia do século XV e XVI, onde vamos encontrar o barroco colonial apreciado por todos e construído pelas mãos dos escravos que não tinham permissão para entrar nas igrejas levantadas por suas mãos.

As mudanças ocorreram de forma muito lenta de maneira que não conseguimos nos adequar inteiramente ao século XXI, persistindo os guetos mantidos pelas mentes atrasadas que negam a se atualizar. Só a educação aprimorada transforma o homem através da cultura, rompendo a barreira dos cegos que não querem enxergar. Ainda invisível para muitos em sua profissão, fostes acumulando saber como produtor de conteúdo digital para ampliar sua voz na internet e, para tanto, auxiliar a comunidade onde trabalhas para galgar espaço na sociedade. A ânsia do saber pousou em ti e, apesar das dificuldades, encontradas conseguiste concluir a faculdade em Gestão Ambiental tão relaxada pelos gestores atuais do governo. Somente a fé permite superar as dificuldades que tens encontrado e a tua ação como influenciador digital, por certo, te levará a voos mais altos, porque tua atividade invisível, segundo suas palavras, é de conhecimento do Deus maior, o nosso Uno e Trino. Aguardo o momento em que poderemos cumprimentá-lo, mestre em Comunicação Ambiental. Quanto aos exemplos citados por ti, eu acrescentaria o ex-ministro Joaquim Barbosa de recente e saudosa memória.  Até breve.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (Membro do Apostolado da Oração)

Fonte: Jornal “O Globo” de 5/9/2020.

Print This Post