São Francisco Xavier em Salvador

catedralA Catedral Basílica Primacial de Salvador é hoje o maior templo construído pelos jesuítas no brasil. A denominação primacial procede do fato de se tratar da catedral da primeira Arquidiocese do Brasil, sendo ela a mãe de todas as Igrejas na circunscrição eclesiástica de Salvador.

Embora inaugurada em 1672, a catedral foi fundada em 1552 ocasião em que funcionava na Igreja da Ajuda. A imponente fachada da catedral é revestida com pedra de lioz importada de Portugal. Aliás, o mesmo mármore nobre do nosso batistério. Na fachada, sobre os nichos das três portas frontais vamos encontrar, em cada uma delas, os três santos jesuítas; Santo Inácio de Loiola, São Francisco Xavier e São Francisco de Borja.  Internamente, o teto da nave contém uma impressionante decoração centrada com um monograma IHS (Iesus Hominum Salvator), símbolo da Companhia de Jesus.

Ainda hoje vamos encontrar muitos soteropolitanos que desconhecem ser São Francisco Xavier, o padroeiro de salvador. Após a cidade sofrer duas devastadoras epidemias de febre amarela e cólera, os jesuítas convocaram o povo para oração coletiva pedindo a intercessão de São Francisco Xavier. A dedicação dos jesuítas e a fé coletiva interrompeu de imediato a epidemia, e como em Malaca, a peste cessou.

Demonstrando gratidão ao santo, o povo de salvador pressionou os jesuítas para interceder junto ao papa. Assim sendo, ele foi instituído padroeiro de Salvador em 10 de maio de 1686 e, desde então, é celebrada  a sua festa com procissão e missa solene nesta data.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (MESC e Membro do Apostolado da Oração).