Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

Providência Divina

Assim como os hebreus permaneceram 40 anos no deserto e foram alimentados pelo maná que descia diariamente do céu e da carne que aparecia na forma de bandos de codornizes voando em direção ao acampamento para satisfazer as necessidades de carne, o mesmo ocorreu no refeitório do Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro na hora da ceia dos frades e continua acontecendo ao longo do tempo por todo o mundo cristão.

Deus cuida dos pobres de Cristo e consta no Epítome[1] de Frei Apolinário da Conceição que num determinado dia no ano de 1730, os frades do Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro nada tinham para comer. Mesmo assim, eles se reuniram no refeitório na hora da refeição para dar graças a Deus pela falta que experimentavam e esperar o remédio da Divina Providência.

Como sempre acontece àqueles que tem fé, a campainha da portaria tocou.  O guardião mandou o porteiro descer e verificar se fora uma esmola depositada, como já havia acontecido em outras ocasiões. Não havia nada no cofre. O sinete soou novamente. O porteiro abriu a pesada porta e deparou com dois escravos muito fortes suportando nos ombros uma grossa barra com um enorme caldeirão de ferro dependurado nela. O caldeirão continha uma sopa substanciosa, equivalente à nossa sopa de entulho, com comida suficiente para todos. Levaram o caldeirão até a cozinha e aguardaram instruções. O porteiro se dirige ao refeitório e avisa ao guardião. Este desce para a portaria a fim de agradecer os mensageiros e levar ao benfeitor o agradecimento pela caridade.

Qual não foi a surpresa?

Não encontraram nenhum deles, apesar da porta da entrada ter permanecido trancada.

Foi a graça de Deus agindo sobre os frades para os protegerem, os justificarem, os santificarem e os salvarem, o mesmo ocorre a cada um de nós quando correspondemos a Fé em Deus e rejeitamos o pecado.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (Membro do Apostolado da Oração)

[1] Resumo da doutrina de vida

Print This Post