Vicentinos

vincent_paulA Sociedade São Vicente de Paulo, é uma organização católica internacional, fundada em Paris, França, em 1833, por Antonio Frederico Ozanan, e seus companheiros. Colocada sob a proteção de São Vicente de Paulo, inspira-se no pensamento e obra deste santo, esforçando-se sob o influxo da caridade e da justiça, para aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

A finalidade principal é promover a santificação de seus membros, pela prática da caridade (vivencia concreta do evangelho). Prestar serviços aos que estiverem em dificuldades e levá-los a Deus, sempre que possível. A maior preocupação de Ozanan era o aprimoramento espiritual de seus participantes.

Atualmente a S.S.V.P. Está presente em 135 países, com aproximadamente 500 mil membros; sendo o Brasil o maior país vicentino, com 250 mil membros. A sociedade é organizada em Conferências e Conselhos: Particular (de âmbito local), Central (diocesano), Metropolitano (regional), Nacional (nacional) e Geral Internacional (mundial).

Apesar de ter autonomia administrativa, por se tratar de organização católica, a S.S.V.P. trabalha em completa comunhão com a Igreja; além do símbolo visível desta comunhão representado no Diretor Espiritual das várias instancias da sociedade, que sempre é um sacerdote: preferencialmente o Pároco da Paróquia onde a Conferência ou os Conselhos estão inseridos.

Reuniões: quintas-feiras às 09h;