220 anos da Paróquia São Francisco Xavier do Engenho Velho

ParóquiaA Igreja São Francisco Xavier foi construída inicialmente pelos Jesuítas. Em julho de 1567 ( fez 448 anos). A pedido de Mem de Sá, o Padre José de Anchieta transferiu o Colégio de São Vicente para o Rio de Janeiro e participou da construção desta Igreja que era uma ermida, onde se lê ainda, na fachada da Igreja palavras do Pe. Anchieta: “Nesta Igreja ensinamos a amar a Deus, a defender a família e a trabalhar pelo Brasil”.

Em 22/11/1795 ( faz 220 anos) , foi elevada à Paróquia Perpétua, sendo a primeira Paróquia da Tijuca e do Vicariato Norte, até o ano de 1865, quando foi criada a Paróquia São Joaquim, no Estácio.

O Duque de Caxias foi fiel paroquiano e responsável pela reconstrução desta Igreja. Em 1869, ao recusar uma homenagem pelas vitórias nas campanhas militares, ele disse: “Quando a Casa de Deus está em ruínas, o soldado não recebe festas. Ide reconstruir a Igreja de minha freguesia do engenho velho”.

Nesta Igreja se encontram três relíquias de inestimável valor: Pia Batismal em mármore de Lioz, trazida da França pelos Jesuítas em 1627, a mais antiga em uso no Rio; a imagem de N. S. das Dores trazida da Europa e doada pela Imperatriz D. Thereza Cristina em 1880 e, fragmento ósseo de um dos braços de São Francisco Xavier, doado pelo Papa Pio XI em 1931, por ocasião da agregação de nossa Igreja à Basílica de São João de Latrão, em Roma.

Padre José Li Guozhong