Padroeiro

Dia do Padroeiro – 3 de dezembro

São Francisco Xavier

SfrancNasceu no Castelo de Xavier, Espanha, em 1506.

Em 1525 foi para Paris, a fim de estudar Letras, laureando-se na Universidade Parisiense. Ali encontrou-se com Inácio de Loyola, tornando-se um dos primeiros jesuítas.

A época em que São Francisco Xavier viveu coincidiu com o tempo dos grandes descobrimentos dos sec. XV e XVI, em que a Igreja se desperta para as missões. O fundador destas missões no Oriente foi Francisco Xavier, chamado o “Paulo do Oriente”. em 1542, após um ano e três meses de viagem, ele chegou com seus companheiros em Goa, capital da India Portuguesa. Em 10 anos de apostolado percorreu a India, Málaca, Molucas e Japão. Por onde passava fundava novas comunidades cristãs, plantando em toda parte a semente da Palavra de Deus.

Morreu aos 46 anos, quando planejava entrar na China, até então proibida aos estrangeiros. Estava na ilha de San Chao quando caiu gravemente enfermo, vindo a falecer à beira-mar, no dia 03 de dezembro de 1552. Foi beatificado por Paulo V em 25 de outubro de 1619 e canonizado por Gregório XV em 12 de março de 1622.

Se quiser conhecer um pouco mais, leia o livro escrito pelo Ubirajara Carvalho, membro da Pastoral da Comunicação de nossa paróquia.

livroO Livro encontra-se à venda na secretaria da paróquia.

Print This Page