Fratelli Tutti – Introdução
São Francisco de Assis, propõe a seus irmãos de caminhada uma forma de vida com sabor do Evangelho, convida a todos a viver o amor, não se importando, quem é o irmão, se está longe ou perto, o importante é amar. Francisco, o Santo de Assis, que já inspirara Francisco, o Papa a louvar a natureza com a encíclica “Laudato Si’”, agora, inspira a uma nova carta, na busca da fraternidade e à amizade social, “Fratelli Tutti”. Francisco de Assis, se sentia unido a natureza, se sentia unido aos pobres e abandonados.
Uma amor sem fronteiras pregava o Santo a sua época, ao visitar o Sultão no Egito em busca de um diálogo fraterno. Comunicava o amor de Deus e recebe em seu íntimo a verdadeira paz. Em 2019, oitocentos anos depois, o Papa Francisco repete o mesmo gesto em um encontro fraterno em Dubai, com o atual Sheik do Egito, onde fraternalmente falaram sobre Deus: “criou todos os seres humanos iguais nos direitos, nos deveres e na dignidade, e os chamou a conviver entre si como irmãos”.
Na busca de uma reflexão que abra ao diálogo com todas as pessoas de boa vontade, nasceu a Fratelli Tutti, sem ignorar a realidade, a pandemia do COVID-19, que apesar de estarmos todos conectados, deixa-nos descobertos face as nossas falsas seguranças. Um convite a fraternidade entre todos.
O Papa Francisco nos incentiva a sonhar e tornar nossa vida uma bela aventura. Ninguém vive isoladamente, precisamos viver em comunidade, nos ajudar mutuamente e olhar a frente. Concluindo esta introdução, o Papa nos convida a sonharmos com uma única humanidade, cada qual com a riqueza de sua fé, suas convicções, própria voz, mas todos irmãos.
CARTA ENCÍCLICA FRATELLI TUTTI DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE A FRATERNIDADE E A AMIZADE SOCIAL, Papa Francisco, em Assis, em 03/outubro/2020