Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br
Notícias Gerais › 24/05/2013

Dom Paglia: “Colocar a família no centro da vida social e religiosa”

O Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, foi convidado para dar uma palestra, esta semana, na Universidade Católica Argentina (UCA), em Buenos Aires, sobre o 30° aniversário da Carta dos Direitos da Família.

“A família, como dinâmica social, parece confusa. Não é a ideia de família que está em crise, mas a ideia de sua necessidade social. A situação que foi se consolidando nas últimas décadas, especialmente no mundo ocidental, nos obriga a tomar nota de um fenômeno novo. A família não é negada ou rejeitada como tal, mas se aceita que unidas a ela existam formas de vida e experiências relacionais aparentemente compatíveis, que na realidade a desconcertam”, frisou o arcebispo em seu discurso.

Durante a visita ao país, o prelado visitou a Arquidiocese de La Plata, onde a delegação do Pontifício Conselho para a família encontrou-se com o arcebispo dessa cidade, Dom Héctor Rubén Aguer, com os bispos auxiliares, seminaristas e agentes da pastoral familiar.

O evento mais significativo foi o encontro com as famílias atingidas pelas enchentes de abril passado, que causaram mais de sessenta mortos e danos graves, sobretudo nos bairros mais pobres da cidade.

Dom Paglia entregou uma ajuda econômica em favor do projeto “Voltar a fazer as refeições com a família reunida”, destinado a incentivar os membros da família a almoçarem juntos pelo menos uma vez por dia, graças à compra de novos objetos para as casas das famílias mais pobres e a distribuição de alimentos feita pela Caritas local.

“Um gesto respeitoso com o qual indicamos uma das formas mais significativas para colocar a família no centro da vida social e religiosa”, disse ainda Dom Paglia.

A visita do prelado à Argentina foi uma ocasião para encontrar o novo Arcebispo de Buenos Aires, Dom Aurelio Poli, sucessor do Papa Francisco, e os responsáveis pela família da Conferência Episcopal Argentina e do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), as autoridades acadêmicas, vários estudantes da UCA e jornalistas do país.

Por Rádio Vaticano

Print This Post