Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

Deuteronômio 30,10-14.19-20

livro_do_deuteronomio11O mandamento que hoje te dou não está acima de tuas forças, nem fora de teu alcance. 12Ele não está nos céus, para que digas: quem subirá ao céu para no-lo buscar  e no-lo fazer ouvir para que o observemos? 13Não está tampouco do outro lado do mar, para que digas: quem atravessará o mar para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos? 14Mas esta palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração:  tu podes cumprir. 19Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua prosperidade, 20amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a Ele. Porque é esta a tua vida e a longevidade dos teus dias na terra que o Senhor jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó, teus pais.

Analisando o Texto Sagrado

11 Eu só vou te ensinar o que tu podes fazer e o que está dentro de tua capacidade e do teu limite,  para o teu próprio bem, sem te pedir sacrifício algum, pois está tudo ao teu alcance.

12 O que  necessitas fazer não está longe de ti; não está no céu e, portanto, não necessitas morrer para consegui-lo,  nem ser um astronauta viajante para obter lá no alto o que te peço. Portanto, dai-me força para resistir a tentação da preguiça.

13 Tampouco encontrarás longe de ti, lá do outro lado do oceano e não terás a desculpa de que não sabes nadar ou atravessar o oceano para trazer  contigo o que te peço; em nenhum dos casos irás ouvir o que te suplico.

14 A palavra que tu necessitas ouvir está em ti, na tua boca e em teu coração, pois tu tens a liberdade que te dei, o livre arbítrio. Tu podes escolher,  livremente,  entre o bem e o mal. A escolha é sua e eu o respeitei.

19 Entretanto,  tenhas cuidado pois a vida e a morte estão diante de ti e assim colherás o fruto do teu trabalho ou da tua desdita,  ou seja,  a benção ou a maldição, dependendo da tua opção; como testemunhas do teu comportamento e da tua escolha de vida,  convoquei o céu e a terra para testificar o teu proceder, já que somos livres e responsáveis por nossas escolhas e pelas consequências do que construímos.  Lá em cima o dossel dos justos cuidará de ti e na terra os homens te julgarão. No entanto, lembre-se,  maldito aquele que coloca  sua esperança nos homens em lugar de Deus. Acorda: Não ponhais vossa fé nos que mandam, não há homem que possa salvar (Salmo 146).

20 Recomendo-te que ame a Deus sobretudo,  permanecendo unido a Ele para preservar a tua vida e  a longevidade de teus dias na terra prometida que  Ele jurou e deu a Abraão, Isaac, Jacó e a todos os demais (gentios) que  seguem os seus ensinamentos.

Ubirajara de Carvalho (MESC e Membro do Apostolado da Oração)

Print This Post