Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

Deus Uno e Trino

Menorah with all candles lit

No calendário judaico existem duas festas denominadas: Chanucá e Purim.  Chanucá celebra a época em que as leis, costumes e a religião judaica estavam ameaçadas pelos sírios-gregos; portanto, não era um levante contra o povo judeu, mas contra a Torá. Purim celebra a vitória contra o homem maligno (naquela época Antioco), que desejava exterminar todos os judeus. Assim sendo, não era um movimento contra o judaísmo e sim contra o povo judeu. Portanto, Chanucá celebra a continuidade espiritual judaica e o Purim a continuidade física do povo judeu.

Chanucá é representado no uso do azeite de oliva ou a cera correspondendo à sabedoria; a vela representando a alma e a luz resultante, a espiritualidade representada pela Torá. Naquela época, o povo sofria, estava descrente, incrédulo, fragilizado e somente dez por cento da população apoiou a revolta dos Macabeus. Mas Deus estava presente e, em flagrante inferioridade numérica, sustentaram e venceram as forças do poderoso exército adversário. Reconquistado o templo sagrado, encontraram apenas uma pequena porção de azeite para o cerimonial, pois o azeite puro tinha sido contaminado pelos sírios-gregos. Sem alternativa, utilizaram o pouco azeite existente, enquanto providenciavam o azeite puro que demorou oito dias para a sua preparação. O Menorá foi acesso com um pouquinho do azeite encontrado e permaneceu acesso por oito dias, o tempo necessário para a preparação do novo azeite puro.

O mesmo fenômeno ocorreu com a tocha acessa na câmara mortuária de São Francisco Xavier, em Malaca. Calculada para perdurar até dezoito horas, permaneceu acessa dezoito dias sem explicação.

Todos aqueles que tem fé, entendem que Deus governa a natureza de acordo com a sua vontade. É o milagre acontecendo todas as vezes que Ele determina ser necessário.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (Membro do Apostolado da Oração).

Print This Post