A REAÇÃO

SãoFranciscoXavierAcreditando poder eliminar a evasão de fiéis causada pelas 95 teses colocadas na porta da igreja de Wittenberg em 1517, o papa Paulo III, num momento profético, proclamou a bula Regimini militantes eclesiae aprovando o nascimento da Companhia de Jesus. Era a tarde de 27 de setembro de 1540 quando nascia o núcleo de soldados de Cristo que, mais tarde, correria o mundo conhecido da época. Obedecendo ordens recebidas, Francisco Xavier partiu e foi evangelizar nas Índias; em sua época ela era imensa, abrangendo o Afeganistão e Paquistão. Sua população teria cerca de 220 milhões de habitantes, uma imensa extensão com uma infinidade de línguas proveniente de 22 diferentes reinos. Foi essa adversidade que ele teria de enfrentar.

Co-fundador da Ordem, Francisco Xavier saiu da Europa e percorreu de Goa a Malásia, passando pelas Molucas, Ternate e Japão para, finalmente, morrer em uma ilha nas costas da China. Incansável, percorreu todos os caminhos possíveis, realizando batizados grupais, muitas vezes, atendendo vilarejos inteiros. Atuava como um verdadeiro abarábebe no dizer dos índios tupis e adotado com a mesma alcunha pelos demais na Confederação dos Tamoios.

Preocupava-se com as crianças devido a elevada taxa de mortalidade infantil e acreditava salvá-las do inferno. Preparava os pequenos para evangelizar os pais. Foi um gigante a serviço de Cristo pois estima-se ter convertido cerca de 100.000 pessoas ao longo de uma década, apenas com o poder de sua palavra e de seu comportamento, sem contar com os meios de comunicação de hoje.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e Membro do Apostolado da Oração).