A Paróquia

História

A Igreja São Francisco Xavier foi construída inicialmente pelos jesuítas. Em julho de 1567, a pedido de Mem de Sá, o Padre José de Anchieta transferiu o Colégio de São Vicente para o Rio de Janeiro e participou da construção desta Igreja que era uma ermida, onde se lê ainda na fachada, palavras do Pe. Anchieta: “Nesta Igreja ensinamos a amar a Deus, a defender a família e a trabalhar pelo Brasil”. Em 1795, foi elevada à paróquia Perpétua, sendo a primeira da Tijuca e do Vicariato Norte, até o ano de l865, quando foi criada a Paróquia São Joaquim, no Estácio.

O Duque de Caxias, fiel paroquiano e responsável pela reconstrução desta Igreja, em 1869, recusou uma homenagem  nas campanhas militares, dizendo: “Quando a Casa de Deus está em ruínas, o soldado não recebe festas. Ide reconstruir a Igreja de minha freguesia do engenho velho”.

Leia abaixo sobre as relíquias que se encontram em nossa Paróquia.

nsdoresNesta Igreja encontram-se três relíquias de inestimável valor: Pia BatismalRelíquia de São Francisco Xavier e a imagem de N. S. das Dores trazida da Europa e doada pela Imperatriz D. Thereza Cristina em 1880.

foto 1

Pia Batismal em mármore de Lioz, trazida da França pelos jesuítas em 1627, a mais antiga em uso no Rio;

foto 2

Fragmento ósseo de um dos braços de São Francisco Xavier, doado pelo Papa Pio XI em 1931, por ocasião da agregação de nossa Igreja à Basílica de São João de Latrão, em Roma.

Print This Page