Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

A Fé

A fé é uma qualidade da alma. A fé que permanece oculta no coração de alguém é silenciosa e não tem como impactar o mundo físico a não ser que seja expressada na prática com testemunho e gesto concreto; por isso o segredo é viver uns pelos outros, o que não significa abdicar da própria vida, mas doar-se por inteiro a cada instante, já que ela é o verdadeiro eu que só se realiza no plural.

Assim aconteceu com nossos ancestrais (que acreditavam no Deus único), quando chegaram à beira do mar acossado pelo Exército do Faraó. Comandados por Deus, o mar exigia uma demonstração externa de fé. A manifestação física da crença ocorreu quando adentraram nas águas do mar. Ao agir assim, a fé que o povo tinha em seu coração, mesmo arriscando a vida, fizeram as águas se dividirem.

É esta mesma fé que nós necessitamos expressar nos dias de hoje ao clamar a deus pelas nossas necessidades e sonhos. A fé se exprime na caridade, mas não podemos esquecer que, tudo na natureza, está sujeito a mudanças, notadamente aquelas limitadas pelo tempo, pois deus sabe de nossas necessidades; haja vista o que acontece com nós humanos da infância à velhice. Até mesmo as rochas estão sujeitas ao desgaste com o tempo. Olhemos para nosso patrono São Francisco Xavier que enfrentando todo tipo de obstáculos reais e imaginários, ou seja, sofrendo tentações terríveis (expressadas nas lágrimas de Sangue do Cristo Crucificado no Castelo de Xavier em Navarra). Vencendo as tentações ele santificou-se e recebeu a força e a determinação dadas por Deus para superar tudo, pois a vontade de servir ao próximo e difundir a fé cristã, era maior que as barreiras apresentadas e, cedo ou tarde, elas recuariam e as mudanças ocorreriam para continuar a missão.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e Membro do Apostolado da Oração).

Print This Post