Rua: São Francisco Xavier, 75 - Tijuca - Rio de Janeiro, RJ
21 2234-2094 ou 21 2234-2095 / paroquiasfxavier@yahoo.com.br

A Companhia de Jesus no mundo

Ao longo de vinte séculos as ordens religiosas moldaram o  mundo tão profundamente que é difícil  imaginar o que teria sido da integração do homem na Terra se elas não existissem. As  ordens religiosas ofereceram a inclusão da fé, modificando o homem de tal forma em conceitos e comportamentos que os seres humanos  passaram a olhar o próximo com outros olhos. A dedicação dos jesuítas ao bem ensinar resultava em excelência que levava à pesquisa e a Companhia de Jesus priorizou o ensino como forma maior de evangelizar.  Portanto, não foi surpresa quando em meados do século XVII ela  era a única sociedade científica existente.  De seus quadros saíram importantes estudiosos resultando em descobertas como as manchas solares, a influência da lua sobre as marés, a análise espectral, o gás, o pára-raio, a bússola, o microscópio primitivo, vários  elementos químicos, etc.

Voltando ao passado vamos encontrar vários  pesquisadores jesuítas, dentre eles,  Mario Bettinus,  Giuseppe Biancani, Duen, Daniello Bertoli, Giuseppe Biancani, Joachin Bonet, Giovanni Antonelli e centenas de jesuítas que tanto contribuíram para o progresso e a  glória de Deus. Aliás,  Jonathan Wright em seu livro God’Soldiers classifica os jesuítas como o contribuinte unitário mais importante para a física experimental.

Eles estiveram presentes desde 1566 em quase todos os campos da atividade humana, destacando-se na arquitetura, astrologia, botânica, engenharia, física, medicina, mineralogia, metafisica, toxicologia, zoologia, e outras.

Quanto àqueles dedicados às missões os corajosos jesuítas sobrepuseram cansativas viagens a pé e, numa  época em que navegar  era arriscado e perigoso,  não mediram esforços em desafiar a vida e embarcar para todo e  qualquer lugar desconhecido com a finalidade de levar o nome de Jesus a todos os lugares da Terra.

Colaboração: Ubirajara de Carvalho (Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e Membro do Apostolado da Oração).

Print This Post